Independência financeira: eu não foco no longo prazo!


Sim, eu usei um título chamativo. É óbvio que qualquer investidor que persegue a independência financeira tem foco no longo prazo. Temos nosso objetivo de conquistar a aposentadoria antecipada em alguns anos, talvez 15 ou 20 anos, e isso é longo prazo. O objetivo final é sim de longo prazo, pois ninguém “acorda” rico de um dia para o outro. Exceto hipóteses como recebimento de vultosa herança ou de ganhar na loteria, são necessários anos ou décadas de investimento para alcançar a independência financeira, portanto, estamos sim falando de longo prazo.

Mas, nesse texto, gostaria de trazer uma outra perspectiva. A reflexão que faço é a seguinte: não adianta focar só no longo prazo, talvez seja melhor fazer o oposto e focar mais no presente.

Calma, vou explicar meu ponto de vista.

Obviamente, os investimentos têm foco no longo prazo. Investimos para o futuro, para as décadas seguintes. Nosso objetivo final de conquistar a independência financeira e sair da corrida dos ratos é sim um objetivo de longo prazo.

Porém, focar apenas no longo prazo pode ser, por vezes, bem desanimador. Caso você tenha fixado uma meta de longo prazo muito alta, que vai demorar muitos anos para conquistar, você pode ficar bem desanimado e quem sabe até desistir no meio da jornada.
Vamos a dois exemplos. Um exemplo de renda e um exemplo de patrimônio (vou usar dois exemplos porque alguns focam mais na renda em si enquanto outros possuem uma meta em tamanho do patrimônio, mas o raciocínio é o mesmo).

Imagine que seu objetivo de longo prazo, visando a independência financeira, seja alcançar uma renda passiva de 10mil reais para que você possa declarar sua independência. Você chegou a conclusão de que 10mil reais de renda passiva é suficiente para manter um bom padrão de vida. Após um ano trabalhando duro, acordando cedo, tomando café rápido para não se atrasar, pegando ônibus lotado para chegar no horário, trabalhando 8h (ou mais) por dia, pegando ônibus lotado para voltar para casa, cortando despesas onde pode, administrando relacionamentos, filho, cachorro, vizinho chato, economizando para investir mais, estudando sobre investimentos, lendo livros, enfim, após 1 ano de muito esforço, luta e dedicação, seu resultado: você conquistou apenas 200 reais de renda passiva. Isso significa 0,02% do seu objetivo.

Agora imagine que seu objetivo de longo prazo, visando a independência financeira, seja alcançar um patrimônio líquido de 2milhões e 500mil reais para que você possa declarar sua independência. Após 1 ano de muita luta, muita economia para investir, você conseguiu acumular a quantia de 30mil. Muito bom, é uma grande quantia. Mas isso representa 0,012% do seu objetivo.

Nos dois exemplos, você teve um trabalho enorme ao longo de 1 ano e não conquistou sequer 1% do seu objetivo. Nem chegou a 0,5%. Mesmo depois de tanto esforço e dedicação. Olhando sua meta de longo prazo, de renda passiva ou de patrimônio, parece bem desanimador. Sua meta de longo prazo pode parecer inalcançável.

Nesses casos, focar só no longo prazo pode fazer muita gente desistir no meio do caminho. Principalmente no início da jornada, nos primeiros anos, quando os juros compostos ainda não começaram a fazer muito efeito. Os primeiros anos parecem muito desanimadores porque você trabalha muito, corta gastos, economiza, investe mais, estuda mais, passa horas aprendendo em vídeos no youtube, investe em cursos de especialistas, mas o resultado parece muito pequeno quando comparado a todo seu esforço. E aí muita gente desiste.

É aqui que entra minha provocação: pense menos no longo prazo. Comece a focar mais no curto prazo.

O objetivo de longo prazo é distante mesmo. Se você comparar seu resultado de hoje com seu objetivo de longo prazo, seu resultado vai parecer insignificante e vai te deixar desanimado. Se isso estiver acontecendo com você, experimente inverter seu foco: olhe mais para o presente.

Veja o quanto você está evoluindo hoje. Pense em todo conhecimento que você já adquiriu, pense na quantidade de informação que você já adquiriu. Pense em como você é um investidor melhor hoje. Pense que hoje você é um investidor melhor do que você era há 1 ano atrás. Pense que agora você já consegue identificar gastos desnecessários que antes você não enxergava. Pense que hoje você consegue gastar com mais consciência, que você consegue investir melhor.

Tente focar nas pequenas vitórias diárias. Pense nos nossos exemplos. Pense naqueles 200 reais de renda passiva que você conseguiu após 1 ano, pense naqueles 30mil reais que você acumulou após 1 ano de muito trabalho. Isso é incrível. A partir de agora, você já terá 200 reais a mais todo mês para investir! E isso vai potencializar o efeito dos juros compostos! Você saiu do zero e já tem 30mil reais de patrimônio acumulado! Essas pequenas vitórias de curto prazo devem ser comemoradas, pois são muito importantes. Esses resultados diários, de curto prazo, representam sua evolução como investidor.

Ninguém alcança 10mil reais de renda passiva sem antes ter conquistado seus primeiros 200 reais. Ninguém alcança um patrimônio de 2milhões e 500mil reais sem antes ter acumulado seus primeiros 30mil. Por isso essas vitórias devem ser comemoradas. Você está dando seus primeiros passos rumo ao seu objetivo.

E, aqui, eu revelo como eu mesmo faço para me manter motivado ao longo de toda a jornada. Como eu faço para não desanimar. Normalmente, eu tento trazer as metas de longo prazo para o presente. Eu “quebro” a grande meta de longo prazo em pequenas metas de curto prazo.

O primeiro passo é fixar a meta de longo prazo. Vamos usar nosso exemplo de antes. Imagine que minha meta seja alcançar 10mil reais de renda passiva. É uma meta que me exigirá muitos anos. Se eu ficar olhando só para essa meta, focando só nesse longo prazo, vou passar uns 5 anos da minha vida ralando e não vou chegar nem perto, provavelmente vou desanimar e deixar de lado. Por isso, eu divido essa meta de longo prazo em metas menores, até chegar nas metas diárias.

Meta de longo prazo: 10mil reais de renda passiva em 20 anos. Parece uma meta muito distante e talvez inatingível. Mas calma, vamos dividir essa meta.

Meta intermediária: 5 mil reais de renda passiva em 10 anos.

Meta de médio prazo: 2 mil reais de renda passiva em 5 anos.

Meta de curto prazo: 300 reais de renda passiva em 1 ano. Repare que, nessa meta mais curta, você já percebe que é possível. Não é uma quantia tão grande. São apenas 300 reais. Aqui, seu cérebro já entende que a meta é possível. Seu cérebro não trava, seu cérebro já começa a pensar em formas de alcançar essa meta, pois entende que é perfeitamente possível chegar lá.

Meta diária: o que eu posso fazer hoje para alcançar 300 reais de renda passiva em 1 ano? É aqui que você vai trabalhar de verdade. Você vai pensar em soluções. Você vai pensar em estudar mais para investir melhor, você vai pensar nas habilidades que você tem e que podem gerar uma renda extra, você vai pensar que levar sua comida de casa para o trabalho pode ser mais econômico do que comer na rua todo dia. Você pode pensar que aquela coxinha na padaria no meio da tarde, que custa 4 reais todo dia, pode ser substituída por uma maça e uma banana que você leva de casa (sem falar que também pode ser mais saudável).

Enfim, você vai pensar em coisas mais práticas, do seu dia a dia, que te colocam mais perto da sua meta de curto prazo. O segredo, aqui, é focar no presente. E aí sim você vai ver as pequenas vitórias do dia a dia e isso te deixará motivado e te fará permanecer na jornada.

Repare que sua meta maior é sim de longo prazo. Mas suas ações e suas atitudes são diárias. Esse é o segredo. É retirar um pouco essa ideia de “sonho distante” e transformar isso em algo mais prático do seu dia a dia, transformar isso em algo que você possa fazer hoje. Tentar focar naquilo que você pode fazer hoje em prol da sua meta de longo prazo.

Se você permanecer fixo só naquela meta de 10mil reais por mês de renda passiva, e se você passar anos e anos sem alcançar isso, você estará mandando para seu cérebro a mensagem de que o esforço não vale a pena pois, apesar de todos seus esforços, você não consegue chegar onde almeja. É muito difícil passar 20 anos da nossa vida se esforçando e não alcançar o resultado que desejamos. Qualquer ser humano nessa situação vai desanimar e desistir.

Por isso, pense em dividir essa grande meta em metas menores, justamente para você ir conquistando essas pequenas metas ao longo do tempo. Assim, você envia para seu cérebro a mensagem de que você consegue alcançar suas metas e com isso você se mantém motivado. Essas vitórias diárias, essas vitórias mensais, essas vitórias anuais, que você vai sim conquistar, vão te manter animado e firme no caminho.

É assim que eu faço. Agora me diz: isso faz sentido para você?   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A boa comunicação nos Fundos imobiliários

As influências nos investimentos e na vida

Rendimentos suspensos: acabou o sonho de independência financeira?